quarta-feira, 14 de março de 2012

Liturgia diária 14.03.2012

4ª-feira da 3ª Semana Quaresma. Cor litúrgica: roxo.
Santo do dia: Santa Matilde

1ª Leitura - Dt 4,1.5-9
Cumpri e praticai as leis e decretos.
Leitura do Livro do Deuteronômio 4,1.5-9

Moisés falou ao povo, dizendo:1"Agora, Israel, ouve as leis e os decretosque eu vos ensino a cumprir,para que, fazendo-o, vivaise entreis na posse da terra prometidaque o Senhor Deus de vossos pais vos vai dar.5Eis que vos ensinei leis e decretosconforme o Senhor meu Deus me ordenou,para que os pratiqueis na terra em que ides entrare da qual tomareis posse.6Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática,porque neles está vossa sabedoriae inteligência perante os povos,para que, ouvindo todas estas leis, digam:"Na verdade, é sábia e inteligente esta grande nação!7Pois, qual é a grande naçãocujos deuses lhe são tão próximoscomo o Senhor nosso Deus,sempre que o invocamos?8E que nação haverá tão grandeque tenha leis e decretos tão justos,como esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos?9Mas toma cuidado!Procura com grande zelo não te esqueceresde tudo o que viste com os próprios olhos,e nada deixes escapar do teu coraçãopor todos os dias de tua vida;antes, ensina-o a teus filhos e netos.
Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 147, 12-13. 15-16. 19-20 (R. 12a)
R. Glorifica o Senhor, Jerusalém!


12Glorifica o Senhor, Jerusalém!*Ó Sião, canta louvores ao teu Deus!13Pois reforçou com segurança as tuas portas,*e os teus filhos em teu seio abençoou.R.

15Ele envia suas ordens para a terra,*e a palavra que ele diz corre veloz.16ele faz cair a neve como a lã *e espalha a geada como cinza.R.

19Anuncia a Jacó sua palavra,*seus preceitos suas leis a Israel.20Nenhum povo recebeu tanto carinho,*a nenhum outro revelou os seus preceitos.R.


Evangelho - Mt 5,17-19
Aquele que praticar e ensinar os mandamentos,
este será considerado grande.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,17-19

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:17Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas.Não vim para abolir,mas para dar-lhes pleno cumprimento.18Em verdade, eu vos digo:antes que o céu e a terra deixem de existir,nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei,sem que tudo se cumpra.l9Portanto, quem desobedecera um só destes mandamentos, por menor que seja,e ensinar os outros a fazerem o mesmo,será considerado o menor no Reino dos Céus.Porém, quem os praticar e ensinarserá considerado grande no Reino dos Céus.
Palavra da Salvação.


Reflexão - Mt 5, 17-29
Todos nós estamos de acordo que devemos obedecer a Deus, mas não estamos muito de acordo se perguntarmos por que devemos obedecer a Deus. Isto porque existem duas formas de obediência. A primeira é a obediência de quem reconhece o poder de quem manda e se submete a este poder por causa das vantagens da obediência ou das conseqüências da desobediência. É aquele que diz que manda quem pode e obedece quem tem juízo. A segunda é de quem reconhece os valores que motivam a autoridade e assume esses valores como próprios, vendo na obediência a grande forma de concretização desses valores. Jesus não veio mudar a lei, mas mostrar as suas motivações, os seus valores, a fim de que a sua observância não seja um jugo, mas uma forma de realização pessoal.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário