quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Liturgia Diária 15.02.2012

4ª-feira da 6ª Semana Tempo Comum. Cor litúrgica: Verde.

1ª Leitura - Tg 1,19-27
Sede praticantes da Palavra
e não meros ouvintes.

Leitura da Carta de São Tiago 1,19-27

19Meus queridos irmãos,sabei que todo homem deve ser pronto para ouvir,mas moroso para falare moroso para se irritar.20Pois a cólera do homemnão é capaz de realizar a justiça de Deus.21Por esta razão, rejeitai toda impurezae todos os excessos do mal,mas recebei com humildadea Palavra que em vós foi implantada,e que é capaz de salvar as vossas almas.22Todavia, sede praticantes da Palavrae não meros ouvintes,enganando-vos a vós mesmos.23Com efeito,aquele que ouve a Palavra e não a põe em práticaé semelhante a uma pessoa que observa o seu rosto no espelho:24apenas se observou, vai-se emborae logo esquece como era a sua aparência.25Aquele, porém, que se debruça sobre a Lei da liberdade,agora levada à perfeição,e nela persevera,não como um ouvinte distraído,mas praticando o que ela ordena,esse será feliznaquilo que faz.26Se alguém julga ser religiosoe não refreia a sua língua,engana-se a si mesmo: a sua religião é vã.27Com efeito, a religião pura e sem manchadiante de Deus Pai, é esta:assistir os órfãos e as viúvas em suas tribulaçõese não se deixar contaminar pelo mundo.
Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 14 (15), 2-3ab. 3cd-4ab. 5 (R. 1b)
R. Senhor, quem morará em vosso Monte Santo?

2É aquele que caminha sem pecado*e pratica a justiça fielmente;3aque pensa a verdade no seu íntimo *3be não solta em calúnias sua língua.R.


3cQue em nada prejudica o seu irmão,*3dnem cobre de insultos seu vizinho;4aque não dá valor algum ao homem ímpio,*4bmas honra os que respeitam o Senhor.R.



5não empresta o seu dinheiro com usura,nem se deixa subornar contra o inocente.*Jamais vacilará quem vive assim!R.


Evangelho - Mc 8,22-26
O cego ficou curado,
e enxergava todas as coisas com nitidez.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 8,22-26


Naquele tempo:22Jesus e seus discípulos chegaram a Betsaida.Algumas pessoas trouxeram-lhe um cegoe pediram a Jesus que tocasse nele.23Jesus pegou o cego pela mão,levou-o para fora do povoado,cuspiu nos olhos dele,colocou as mãos sobre ele, e perguntou:"Estás vendo alguma coisa?"24O homem levantou os olhos e disse:"Estou vendo os homens.Eles parecem árvores que andam."25Então Jesus colocou de novo as mãos sobre os olhos delee ele passou a enxergar claramente.Ficou curado,e enxergava todas as coisas com nitidez.26Jesus mandou o homem ir para casa,e lhe disse: "Não entres no povoado!"
Palavra da Salvação.


Reflexão - Mc 8, 22-26
Compreensão gradativa


(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

A cura do cego de Betsaida serve de parábola para o processo de iluminação da inteligência dos discípulos, na tentativa de compreenderem e assimilarem os ensinamentos de Jesus. Evidentemente, isto não aconteceu de repente Antes, esta dinâmica de compreensão e assimilação foi lenta e gradual, exigindo tempo para consolidar-se.
A passagem da cegueira à visão, no caso do cego, deu-se de forma gradativa. Num primeiro momento, Jesus umedeceu-lhe os olhos com saliva e impôs-lhe as mãos. Disto resultou uma visão ainda imperfeita e nebulosa. As pessoas eram vistas de forma indistinta, como se fossem árvores caminhando. Só num segundo momento, após ter Jesus tocado os olhos do cego é que ele passou a ver distintamente, não só de perto, mas também de longe.
Servindo-se de um texto do profeta Jeremias, Jesus já havia censurado os discípulos os quais "tendo olhos, não viam e tendo ouvidos, não ouviam". A incompreensão deles era comparável a uma cegueira. Necessitava de cura! O processo já havia sido iniciado. Eles, porém, ainda permaneciam no primeiro estágio, vendo as coisas de maneira nebulosa. Era preciso dar o passo seguinte: compreender tudo, o mais claramente possível, sem nenhuma hesitação. Acomodar-se no primeiro passo seria uma atitude insensata, por parte de quem já tinha aceitado deixar-se guiar por Jesus.
Oração 
Espírito clarividente, liberta-me da cegueira que me impede de compreender e assimilar plenamente a realidade do Reino proclamado por Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário