Olá, discípulos e discípulas de Jesus! Paz e bem!
Aqui está o material para continuarmos nossa reflexão depois do belo encontro que tivemos sobre a Palavra de Deus com a Ir. Idalis.
Abraço a todos e bom encontro!!
Aqui está o material para continuarmos nossa reflexão depois do belo encontro que tivemos sobre a Palavra de Deus com a Ir. Idalis.
Abraço a todos e bom encontro!!
A formação da Sagrada Escritura
Deus acolheu a fé de um homem chamado Abraão, estabeleceu com ele uma aliança e deu origem, a partir de sua descendência, ao povo eleito; esteve sempre presente em sua historia, inspirando patriarcas, juízes, profetas e reis, por meio de palavras e ações libertadoras. Essas ações e palavras inspiradas foram transmitidas oralmente de geração em geração e, pouco a pouco, anotadas sob a inspiração do Espírito Santo, tornaram-se o Antigo Testamento – parte da Escritura Sagrada que narra o tempo de preparação para a vinda do Messias prometido.
Na plenitude dos tempos, “a Palavra se fez carne e veio morar entre nós” (Jo 1,14ª). Deus toma iniciativa de comunicar a sua presença, entrando na história dos homens por meio do Filho enviado ao mundo. Este é o instante decisivo para a vida e a história do mundo. Na simplicidade de uma criança, Jesus de Nazaré torna-se o grande acontecimento da humanidade. Jesus cresceu em estatura, sabedoria e graça diante de Deus e dos homens e, adulto, revelou-se aos discípulos, realizando a antiga promessa do Messias.
As primeiras comunidades cristãs, atendendo à necessidade dos discípulos de Cristo e inspiradas pelo Espírito Santo, registraram os fatos da vida e os ensinamentos de Jesus, Mestre e Senhor. Ao mesmo tempo em que viviam, explicavam esses ensinamentos e os aplicavam às diferentes situações concretas. Homens de Deus, assistidos pelo Espírito Santo, prestaram este serviço à fé. Formaram assim um outro conjunto de escritos. Este novo conjunto, nascido à luz do mistério da ressurreição de Jesus, completava os Escritos Sagrados do Antigo Testamento e os relia à luz da revelação plena de Deus em Jesus Cristo. É o Novo Testamento
O conjunto dos escritos judaicos e cristãos – Antigo e Novo Testamentos –chamado Sagrada Escritura ou Bíblia e forma um único livro. É a Palavra de Deus que nos dá a conhecer, de modo privilegiado, a sua revelação.
O que diferencia a bíblia dos católicos das outras bíblias?
As Sagradas Escrituras contêm a Palavra de Deus e, por serem inspiradas, são verdadeiramente Palavra de Deus. A Igreja venera como inspirados os 46 livros do Antigo Testamento e os 27 livros do Novo Testamento. A Bíblia Católica contem todos os livros que formam o conjunto das Sagradas Escrituras. Esta lista completa é denominada “Canon” das Escrituras. Nas versões protestantes, faltam os livros de Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, Macabeus 1 e 2 e partes dos livros de Ester e Daniel. “A interpretação da Escritura está sujeita, em última instância. Ao juízo da Igreja, que exerce o divino mandato de guardar e interpretar a palavra de Deus. (DV 12,3)
Fonte: CNBB. Sou católico: vivo a minha fé. Edições CNBB: 2007. pg. 18-19.101-102.
Para refletir:
1. Como se formou a Sagrada Escritura?
2. Ela é resultado da cabeça de uma pessoa ou da caminhada do povo de Deus onde Ele foi se revelando?
3. Como nos relacionamos com a Palavra de Deus em nossos dias?
Palavra de Deus: Mateus 13, 1-9.18-23
1. O que lemos?
2. O que nos orienta a palavra de Deus?
3. Como aplicar isso em nossa vida diária?
4. É possível assumirmos, pessoalmente, um compromisso com a palavra de Deus?
Nenhum comentário:
Postar um comentário